Desporto

A implicação dos jogadores africanos no exterior arrasta o CAN para 2026 prevista para 2025

O secretário-geral da Confederação Africana de futebol, Veron Mosengo-Omba, anunciou recente que o Campeonato Africano das Nações de futebol já não vai decorrer durante o Verão em 2025, mas sim no início do ano de 2026 em Marrocos.

O Veron Mosengo-Omba, admitiu que seria muito complicado com um calendário já sobrecarregado, uma vez que, no Verão de 2025, a FIFA vai organizar a primeira edição do Campeonato do Mundo de clubes com 32 equipas, incluindo quatro africanas: o Al-Ahly, o Wydad Casablanca, o Espérance de Tunes e o Mamelodi Sundowns, a decorrer entre os dias 15 de Junho e 13 de Julho.

“Teoricamente, o CAN deveria decorrer logo a seguir. A prova teria de ter lugar nessa altura porque a fase de qualificação não está adiantada e até ao fim dessa fase, seria impossível realizar a prova no início de 2025” relata-se.

A FIFA e a CAF – Confederação Africana de Futebol – tinham acordado que a solução seria depois do Mundial de clubes.

No entanto, esta quarta-feira, o secretário-geral da Confederação Africana de futebol admitiu que seria complicado para os jogadores africanos implicados nos clubes estrangeiros bem como os que estão nas outras equipas participantes no Mundial de clubes: «Poderíamos disputar o CAN após o Mundial de clubes, mas isso seria no interesse dos jogadores, que terão jogado uma temporada inteira e terão ido depois para o continente americano, regressando depois para o CAN?», questionou o próprio Veron Mosengo-Omba.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button