Sociedade

Aliança democrática sob liderança do Luís Montenegro vence eleições legislativas em Portugal

O Partido Socialista (PS), no poder, passa para a oposição depois de perder as recentes eleições legislativas por 77 equivalente a 28,66 por cento.

Com estes resultados a Aliança Democrática (AD), a formação mais votada, com 29, 49% dos votos equivalente a 79 dos deputados fica como vencedor das eleições legislativas em Portugal.

A emigração da coligação de centro-direita liderada por Luís Montenegro está ainda sob apuramento para osdevidos efeitos.

“É minha expectativa fundada que o Presidente da República me possa indigitar para formar governo”, destacou Luís Montenegro.

Depois de conhecidos os resultados, o líder da AD, Luís Montenegro referiu que está a espera de ser convidado pelo Presidente da República para formar Governo, com a maioria que os votos lhe deram.

Com 98,98% das urnas apuradas, a AD, com 29,50 por cento dos votos, ganhou 79 cadeiras na Assembleia da República, num total de 230, seguida do PS, com 28,66 por cento, com 77 deputados.

O Chega, o partido que mais cresceu, foi o terceiro mais votado, com 18,06 por cento, que lhe dão 48 deputados.

O quarto partido, que já assumiu juntar-se à AD na formação do Governo, Iniciativa Liberal (IL) conseguiu 8 deputados, seguida do Bloco de Esquerda, com 5, CDU, 4, Livre, 4, e PAN, um (Voa Português).

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button