Antigo Presidente da República Centro Africana exilado na Guiné-Bissau é alvo de mandato de captura
O Ex-Presidente centro-africano, François Bozizé, é alvo de um mandato de captura internacional protagonizado pelo Tribunal Penal Especial, entidade apoiada pela ONU, por possíveis “crimes contra a Humanidade”.
O mandato foi emitido ontem para o presidente, no qual, o tribunal especial pede a plena cooperação das autoridades da Guiné-Bissau onde o François Bozizé está em exílio desde Março de 2023, “mas o Presidente Umaro Sissoco Embaló já disse que, por norma, o seu país não extradita ninguém”, ressalta RFI.
De acordo com a mesma fonte, os juízes deste tribunal especial emitiram esta ordem de detenção no âmbito de uma “instrução” sobre possíveis “crimes contra a humanidade” cometidos pela Guarda Presidencial de François Bozizé, entre Fevereiro de 2009 e Março de 2013, numa prisão em Bossembélé, no centro do país, conhecida como o ‘Guantánamo’ da República Centro-Africana.
O presidente de 77 anos, chegou ao poder à força força em 2003 antes de ser derrubado 10 anos.
A RFI acrescenta ainda que acordo com esta entidade, “existem indícios graves e concordantes” contra o antigo Presidente da República Centro-Africana “de natureza a implicar a sua responsabilidade penal”, “na sua qualidade de superior hierárquico e de chefe militar”. Os crimes alegadamente cometidos sob a sua responsabilidade abrangem nomeadamente “assassínios”, “desaparecimentos forçados”, “torturas”, “violações” e “outros actos desumanos”.
Leia na íntegra:
https://www.rfi.fr/pt/%C3%A1frica/20240501-ex-presidente-centro-africano-exilado-na-guin%C3%A9-bissau-alvo-de-mandado-de-captura?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR08iHnxq3OjyWTJHoOx_s9_bhjrIyfc-wz1eIg_HMpemcN9MclVFDuk-cM_aem_AYKl0_VZOMTtSwu8hg2h_Ps5LylzpoMffdhdEAfddnvGlcJHSXFJcaYvH0sFkECQRgWMwI_KqeeeRiKCuTMNSKvu