Cabo Verde exige medidas urgentes para países vítimas de condições climáticas
Cabo Verde, através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, pediu medidas urgentes para ajudar os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) a combater o impacto das alterações climáticas.
O pedido feito recentemente na sua intervenção na abertura da 3.ª Conferência Anual de Política Externa de Cabo Verde, Soares, disse o país vai levar os seus resultados à quarta cimeira dos SIDS, que vai decorrer em Antígua e Barbuda, nas Caraíbas, de 27 a 30 de Maio.
Entretanto, o ministro disse após ter feito o pedido que as medidas são para ajudar os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento a combater os efeitos das alterações climáticas. Não obstante, acrescentou ainda que estes países, incluindo Cabo Verde, estão entre os mais vulneráveis aos choques climáticos.
Pelo seu turno, a comissária para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Económia Azul e Ambiente Sustentável da Comissão da União Africana, Josefa Sacko, notou que o financiamento climático para os países em causa continua baixo. A comissária lembra ainda que, nos últimos 50 anos, “esses países perderam cerca de 153 milhões de dólares devido aos riscos relacionados com o tempo e o clima.