Sociedade

Mpox: Crianças com 15 anos são as mais afectadas pela Varíola dos macacos em Congo

A crise humanitária que se faz sentir na República Democrática do Congo é um factores que tem contribuido para que a varíola se transformasse numa emergência sanitária mundial.

Segundo dados apresentados pela ONG Save the Children, crianças correm riscos mais elevados do que os adultos de contrair a varíola. No entanto, avança ainda que cerca de dois terços das infecções na República Democrática do Congo (RDC) por mpox, que actualmente regista cerca de 90% dos casos notificados, ocorrem em pessoas com menos de 15 anos.

Segundo o Voa Português, 70% dos 14.901 casos registados na RDC são em crianças com menos de 15 anos – e têm quase quatro vezes mais probabilidades de morrer de varíola do que os adultos. 321 crianças perderam a vida devido à mpox, causada pelo vírus dos macacos, diz a Save the Children. O surto na República Democrática do Congo já matou 548 pessoas desde o início do ano.

“O vírus pode ser transmitido por qualquer contacto pele a pele, por contacto aéreo e até por superfícies e objectos contaminados, como roupa de cama, vestuário e utensílios de cozinha”, informa a ONG citado pelo VP em comunicado, lembrando que para além dos sintomas comuns à varíola, as crianças podem desenvolver problemas respiratórios, dificuldade em engolir e outras infeções bacterianas.

Relata-se ainda que  o aumento alarmante de casos este ano, incluindo uma nova forma do vírus identificada por cientistas no leste do Congo, levou a Organização Mundial de Saúde a declarar a situação de emergência sanitária mundial na quarta-feira. A nova variante poderá propagar-se para além dos cinco países africanos onde já foi detectada – um aviso oportuno que surgiu um dia antes de a Suécia ter comunicado o seu primeiro caso da nova estirpe.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button