Dezassete mil agentes policiais vão manter a ordem e segurança nas Assembleias na Kwazulu-Natal
Com as eleições às espreitas, as autoridades sul africanas revelaram, esta quarta-feira, através do comandante da polícia em Kwazulu-Natal, o General Mhlanhla Mkhwanazi que, Dezassete mil agentes da polícia serão alocados às Assembleias de voto da província sul-africana de Kwazulu-Natal para garantir a ordem e segurança, durante as eleições de 29 de Maio próximo.
O comandante, Mhlanhla Mkhwanazi, falava ontem, na cerimónia de assinatura do Código de Conduta Eleitoral por parte dos partidos concorrentes.
Tal como refere, a medida visa manter a ordem num dos maiores círculos eleitorais da terra de rand, cujo o histórico, é caracterizado por violência politica em períodos eleitorais com casos de assassinatos.
O comandante da Policia recorda que votar é um direito cívico, previsto na Constituição, que o eleitor o exerce de forma livre, entretanto, alerta que a policia vai ser implacável em relação aos que violarem a lei e apela aos concorrentes a honrarem o Código de Conduta que assinaram, segundo relata radio moçambique.
De acordo com mesma fonte, este ano, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas na confrontação entre apoiantes do ANC e do Inkata Partido da Liberdade, no passado mês de Março.
Os concorrentes manifestaram o seu comprimento depois assinarem o código de conduta eleitoral, para que as eleições de 29 de Maio próximo sejam livres, justas e transparentes.