ELEIÇÕES NO SENEGAL: Senegaleses elegem novo Presidente
Decorrem hoje as eleições presidenciais em Senegal, onde cerca de 7,3 milhões de eleitores elegem este domingo o seu quinto Presidente, entre 17 candidatos que sucedem a Macky Sall, líder do país desde 2012.
As eleições de Senegal estavam previstas inicialmente para 25 de Fevereiro, porém , com a crise política que se fez sentir, houve a necessidade de remarcação.
Segundo a imprensa, cerca de 16 000 mesas de voto abriram cedo este domingo 24 de Março, no Senegal e no estrangeiro, para os 7,3 milhões de eleitores. Para as presentes, entre os candidato presidencial, se tem alguns: Amadou Ba, 62 anos e Primeiro-Ministro há ainda algumas semanas, e o opositor Bassirou Diomaye Faye, 43 anos, tidos como favoritos e ambos demostraram que vão ganhar este domingo sem passar por uma segunda volta, cuja data ainda não foi estabelecida.
As mesas de voto estarão em funcionamento até às 18 horas locais e durante a noite serão publicados os primeiros resultados, não oficiais e os não oficiais serão conhecidos ao longo da semana.
A imprensa local acrescenta ainda que a sociedade civil, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Europeia contam centenas de observadores no terreno.