Sociedade

EUA responde com bombardeamentos após a morte dos seus três soldados e mata 18 membros milícias pró-Irão.

Pelo menos 18 membros de milícias pró-Irão morreram, ontem, numa série de bombardeamentos norte-americanos contra diferentes pontos da Síria e Iraque.

Num ataque tida como resposta dos Estados Unidos à morte de três soldados na Jordânia, foram mortos cerca de 18 membros de milícias pró-Irão, ontem, durante bombardeamentos norte-americanos contra diferentes pontos da Síria e Iraque.

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, após o ataque dos seus três soldados, prometeu responder com máxima força o ataque à sua base militar na Jordânia.

No entanto, sucede que nesta sexta-feira, uma série de ataques foram lançados contra diferentes pontos da Síria e Iraque no qual 18 membros de milícias pró-Irão foram mortos, escreve O País, acrescentando que segundo um comunicado da organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado no Reino Unido que do lado sírio, os ataques aéreos mataram 13 militantes e destruíram 17 posições de grupos armados apoiados por Teerão na província oriental de Deir al Zur.

No mesmo comunicado o porta-voz militar do primeiro-ministro iraquiano frisou que os ataques norte-americanos são uma mera “violação da soberania iraquiana”, apontando para consequências desastrosas para a segurança e estabilidade do Iraque e da região.

Na sequência, Joe Biden garante os EUA não querem conflitos no Médio Oriente ou em qualquer outro lugar do mundo. “Mas que aqueles que nos querem prejudicar saibam bem disto: se tocarem num americano, nós responderemos”.

O Pais acrescenta ainda que os Estados Unidos anunciaram o bombardeamento de mais de 85 alvos e instalações ligadas à Guarda Revolucionária do Irão e a grupos pró-iranianos no Iraque e na Síria e garantem que as acções vão continuar.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button