Há indícios de que chineses financiam a exploração infantil para aquisição de Garimpo em Angola
Crianças em idade escolar trocam aulas por garimpo de ouro para acabar com a fome, nos municípios de Belize e Buco Zau, na província angolana de Cabinda.
“Há fome e o garimpo nestes municípios está à vista de todos”, disse uma citado pela imprensa internacional, acrescentando que a estas crianças juntam-se centenas de outras que deambulam pelas ruas da cidade sede da província de Cabinda como pedintes ou vendedores ambulantes.
O administrador do município de Buco Zau, Óscar Dilo, afirma ter conhecimento da extração ilegal de ouro, nas margens do rio Luali, envolvendo ainda raparigas.
“Temos estado a persuadir os encarregados de educação sobre a situação e, em jeito de profilaxia, temos advertido que os pais vão começar a ser responsabilizados”, disse o administrador.
Óscar Dilo, acrescentou ainda ao longo das margens do rio é possível encontrar meninas empenhadas na exploração de ouro.
Entretanto, a imprensa relata ainda que há indícios de que cidadãos chineses tem estado financiar e aliciar sobretudo jovens a praticarem a exploração ilícita de ouro no município.