Sociedade

Nyusi trava a expulsão de jornalistas do Comité Central

Até parecia algo já planejado quando o Presidente da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, travou, na manhã desta sexta-feira, a expulsão dos Profissionais de quarto poder (jornalistas) da sala de sessões do Comité Central.

A Magnata Directora do Gabinete de Informação (GABINFO) Emília Moiane, e membro do Comité Central, presidiu na manhã de hoje uma expulsão dos jornalistas da sala onde se encontra a decorrer a sucessão do Nyusi. O acto acontece minutos depois de o presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, proferir o discurso de abertura da III Sessão Ordinária da Frelimo na Escola Central do partido Frelimo em Matola, província de Maputo.

Não sendo do agrado, eis a Emília Moiane que ordenou a retirada imediata e flexível dos jornalistas, “acto interpretado como de censura, na sequência dos episódios verificados na última quinta-feira, em que Óscar Monteiro, Veterano da Luta de Libertação Nacional, assaltou os microfones da reunião dos combatentes, na presença dos jornalistas, para “impor” a inclusão da “sucessão do poder” nos temas a serem discutidos no conclave”.

Sucede que o presidente, na tentativa de justificar as palavras da OJM ordenou de igual modo o regresso dos jornalistas à sala, alegando que cabia a si, na qualidade de Presidente do órgão, a responsabilidade de convidar os jornalistas a retirarem-se da sala.

Leia o artigo na íntegra: https://cartamz.com/index.php/politica/item/16300-nyusi-trava-expulsao-de-jornalistas-do-comite-central

O que acha do comportamento do Senhor Presidente?

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button