O antigo trabalhador em projectos humanitários para organizações não governamentais, é um dos detidos na Afeganistão por violação das leis
O governo talibã do Afeganistão anunciou neste domingo através da rádio estatal afegã a detenção de “vários cidadãos estrangeiros, incluindo dois americanos” alegadamente por violação das suas leis.
Através deste meio estatal afegã, o principal porta-voz dos Taliban, Zabihullah Mujahid, disse que tinham informado os Estados Unidos (EUA) sobre a detenção dos seus cidadãos, sem adiantar quaisquer pormenores muito menos as nacionalidades dos envolvidos.
No entanto, com esta execução, relata-se que familiares e funcionários dos Estados Unidos identificaram um dos detidos (americano) que responde pelo nome Ryan Corbett.
Face a garantia da libertação rápida e segura de um dos detidos, o governo dos EUA tem vindo a receber apelos provenientes da família de Corbett, através do telefonema que recebeu do seu próximo.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA garantiu estarem a trabalhar para a libertação de todos os cidadãos americanos “detidos injustamente” no estrangeiro.
Corbett, um dos indivíduos detidos no Afeganistão dirigiu e supervisionou projectos humanitários para organizações não governamentais, centrados na educação e na saúde. Não só, viveu com a sua família no Afeganistão durante anos antes de serem evacuados durante a tomada do poder pelos talibãs em agosto de 2021.
Não é a primeira vez que é detido pelos talibãs. Em 2022 realizou duas viagens e quando voltou ao Afeganistão pela segunda vez foi detido, mas não foi acusado de nenhum crime, de acordo com a sua família, citado pela imprensa.