O deputado angolano, Francisco Viana, decide abandonar o partido da oposição UNITA
O deputado angolano, Francisco Viana, decide abandonar o partido da oposição UNITA, alegadamente por apresentarem divergências sobre a lei das autarquias na base da saída.
Francisco Viana, com a sua saída foi assumir o estatuto de independente, por discordar da proposta da lei das autarquias apresentada pelo partido.
Na carta enviada pelo Viana à presidente da Assembleia Nacional, lê-se: “A proposta da Lei das autarquias apresentada pelo Grupo Parlamentar da UNITA choca, profundamente, com a minha firme convicção de federalista e sobre o modelo de estado que preconizo há mais de 35 anos”.
Não só, o deputado vai mais a fundo ao afirma e que, “a proposta apresentada pela UNITA propõe um estado unitário e eu defendo um estado federal, a da UNITA propõe a possibilidade de criação de áreas metropolitanas e eu proponho a eleição de governadoras provinciais”.
Face a estas declarações, o parlamenta argumenta que essa dificuldade tem a ver com uma insuficiência de coordenação entre as lideranças das Frente Patriótica Unida (FPU), que, acredita, deverão ser superadas brevemente, mas que o obrigam a demarcar-se de algumas iniciativas e decisões de fundo, com as quais diz não poder associar-se.