Sociedade

Sudão do sul contrai uma dívida de 13 mil milhões de dólares a ser paga em 20 anos

Com o fim da colonização ocidental na África, vários países do continente sofreram crises políticas, sociais e económicas. Parte dessas crises levaram até divergência de alguns grupos libertadores, facto que veio originar golpes de estado.

Em relação a crise económica, países colonizados sentiram-se obrigados a assinar tratados e a contrair empréstimos gigantescos a bancos mundiais e a empresas europeias.

Marcas se fazem sentir até hoje, tanto que alguns desses países não consegue concluir os pagamentos ou mesmo cumprir com os tratados assinados.

Em pleno tempos que alguns dos países devedores e “traidores” se intitulam independentes, assiste-se golpes e divergencias entre grupos políticos. Terrorismos, crises assolam esses países.

Sudão do sul, é um dos países que, por sinal, por causa de crises económicas foi “provocar” a uma empresa dos Emirados Árabes Unidos ao contrair um empréstimo de 13 mil milhões de dólares em troca de preços baratos do petróleo.

O acordo permitirá à empresa do Dubai ter acesso ao petróleo a um preço reduzido durante 20 anos, com o Sudão do Sul a receber menos 10 dólares por barril do que o preço global, segundo DW.

Segundo a mesma fonte, este é um dos maiores negócios de troca de petróleo por dinheiro da história, e as Nações Unidas estão a prestar-lhe muita atenção.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button