Turquia realizou hoje as eleições municipais e os resultados provisórios serão divulgados esta noite
A Turquia realizou hoje as eleições municipais em 81 províncias com o Partido AK (AKP) do presidente Tayyip Erdogan com o objectivo de recuperar cidades que perdeu em 2019, incluindo a maior cidade do país, Istambul, e a capital, Ancara, segundo CNN.
Os resultados provisórios serão divulgados durante à noite, numa votação em que os pontos de votação estiveram abertos das 7h às 16h, no horário local e nas províncias orientais e das 8h às 17h, no horário local.
Mais de 16 milhões de pessoas irão participar da votação e partido do Erdogan AK é tido como o maior partido que deu golpe eleitoral de duas décadas culminando assim com a sua vitória na votação de 2019.
Entretanto, o presidente, Imamoglu, reagiu em 2023, garantindo a reeleição e uma maioria parlamentar com os seus aliados nacionalistas, tanto que está nas expectativas que os resultados deste domingo poderão reforçar o controlo de Erdogan sobre a Turquia, ou sinalizar uma mudança no cenário político dividido da grande economia emergente, escreve CNN.
E o Imamoglu, sublinha que a sua vitória alimenta as expectativas de que ele se torne um futuro líder nacional.