Naufrágio causa mais de 91 óbitos em Nampula na Ilha de Moçambique
Mais de 91 pessoas mortas naufrágio ocorrido na noite deste domingo, 7, na Ilha de Moçambique, província de Nampula.
O barco era de pesca que tinha a bordo cerca de 130 pessoas das quais mais noventa e uma morreram depois e o barco naufragar. Vale salientar que ainda continuam as buscas no local incidente e o número total de vítimas mortais pode aumentar.
A informação foi avançada pelo administrador da Ilha de Moçambique, Silvério Nauaito, e confirmada aos jornalistas locais pela porta-voz da Polícia em Nampula, Rosa Chaúque, que prometeu mais detalhes na segunda-feira.
Segundo as autoridades locais, o barco era de pesca que encontrava sobrecarregado com pessoas que fugiam a um surto de diarreia mortal em Lunga, região afectada pela cólera.
“É uma embarcação que saia de Lunga para a Ilha de Moçambique. Normalmente é uma embarcação de pesca e não estava vocacionada para o transporte de pessoas”, avançou o administrador da ilha acrescentando que a”s pessoas estavam a sair de Lunga atabalhoadamente” porque “há uma epidemia de diarreia lá”, devido à cólera que afecta a região.
Sob justificação do facto, Nausito disse o desespero das pessoas deve-se ao facto de após elas terem os “sintomas, três minutos depois já estão a morrer”.
”Portanto, foram procurar essa embarcação para ver se podia carregar as pessoas para a Ilha de Moçambique”, concluiu o administrador.
Por seu turno, a administradora marítima, Fahara Luís, confirmou também a morte das 91 pessoas, levantando a hipótese “ondas gigantes terem fustigado a embarcação e provocado a tragédia”.